Skip to main content

Quem
somos

O Movimento Sou Amigo da Fauna nasce da união de esforços do INSTITUTO LIBIO, ONÇAFARI, SOS PANTANAL, AMPARA para a construção de um mundo mais sustentável e livre do tráfico de animais silvestres.

Em visita ao Sul do Pará, em 2020, a dermatologista Raquel Machado (presidente do Instituto) se deparou com a triste realidade da caça e pesca predatórias na região da Serra do Cachimbo, onde animais e suas partes vinham sendo despachados indiscriminadamente em caixas de isopor nos aeroportos da região.

Para mudar esse cenário, se uniu às organizações ONÇAFARI, SOS PANTANAL e AMPARA SILVESTRE – também preocupadas com o aumento do número de animais retirados ilegalmente de seus habitats na região da Amazônia (considerada o epicentro do tráfico de espécies no planeta) para buscarem formas de engajar poder público, empresas e sociedade civil em prol da conservação da biodiversidade brasileira.

O objetivo é informar e despertar nas pessoas a consciência sobre a urgência do tema, tendo em vista que a comercialização de animais silvestres, além da defaunação (redução do número de espécies e indivíduos na fauna) e dos prejuízos incalculáveis à biodiversidade, pode comprometer o equilíbrio sanitário do planeta, com o aumento do risco das zooneses que representam até 75% das doenças infecciosas emergentes atuais.

Integrantes do projeto

Instituto Libio

O INSTITUTO LIBIO é uma organização não governamental criada e idealizada pela médica dermatologista Raquel Machado para construção de um mundo mais sustentável e livre do tráfico por meio da conservação da fauna silvestre, com atuação voltada para o manejo responsável, reabilitação e soltura na natureza de animais resgatados, educação ambiental para combate ao tráfico de espécies silvestres, além de atuar na proteção de ambientes naturais e recuperação de áreas degradadas. Desenvolve suas atividades desde 2010, com a criação do mantenedor de animais silvestres em Porto Feliz, interior de São Paulo e administração de reservas privadas na Mata Atlântica, Cerrado, Pantanal e Amazônia.

SAIBA MAIS

AMPARA Silvestre

A AMPARA SILVESTRE foi criada em 2016 dedicada a salvar, proteger e dar voz para a fauna brasileira. Incentivamos a conexão e o respeito dos brasileiros com sua fauna. Acreditamos acima de tudo que os animais pertencem e devem ficar na Natureza. Não aceitamos que animais sejam explorados ou que tenham seu bem-estar afetado. Reabilitamos animais e os devolvemos para as suas casas: a natureza. Mas também lutamos para melhorar a vida daqueles que não podem regressar para seu lar.

SAIBA MAIS

SOS Pantanal

O Instituto Socioambiental da Bacia do Alto Paraguai – SOS PANTANAL é uma organização da sociedade civil que tem a missão de informar, divulgar e promover o diálogo para um Pantanal sustentável. Parte dos esforços da instituição são voltados para o advocacy, facilitando o diálogo entre a sociedade e o poder público a fim de gerar políticas públicas que beneficiem tanto o meio ambiente, quanto o desenvolvimento econômico da região. Também atuamos na divulgação no Pantanal, mostrando suas belezas e seu potencial turístico. O SOS participa do mapeamento e monitoramento da cobertura vegetal do bioma.

SAIBA MAIS

Onçafari

A ASSOCIAÇÃO ONÇAFARI foi criada em 2011 para promover a conservação do meio ambiente e contribuir com o desenvolvimento socioeconômico das regiões em que está inserida por meio do ecoturismo e de estudos científicos. Trabalha pela preservação da biodiversidade O Onçafari é um projeto dedicado à conservação da vida selvagem no Brasil – em prol da conscientização pela preservação do meio ambiente, com ênfase em onças-pintadas e lobos-guarás. O projeto, que completa 10 anos, contribui com o desenvolvimento socioeconômico das regiões em que está inserido por meio do ecoturismo e de estudos científicos. O projeto atua na conservação da biodiversidade em 4 dos 6 biomas brasileiros (Pantanal, Cerrado, Amazônia e Mata Atlântica) e atua em seis diferentes frentes de trabalho: Ecoturismo, Ciência, Reintrodução, Social, Educação e Florestas. em diversos biomas brasileiros, com ênfase em onças-pintadas e lobos-guarás.

SAIBA MAIS

Com ações simples, todos podemos ajudar a mudar esta triste realidade.

VEJA COMO AJUDAR